sábado, 31 de agosto de 2013

Fechamento Agosto 2013

Olá a todos,

Esse é  primeiro mês que divulgo minha carteira, apesar de ter iniciado um acompanhamento mais sério desde abril 2012.

Não houve nenhum aporte esse mês,  por conta da franquia que estou implementando. Vocês irão notar também que tenho uma boa parcela na poupança, dinheiro também já reservado pra abertura da franquia. Provavelmente farei saques vultuosos nos próximos meses, e o desempenho vai piorar bastante, mas é por uma boa causa.


Essa primeira planilha é o de rendimento da poupança... Nada a declarar, crescimento normal.


Já no campo das ações, tivemos um rendimento razoável. 2,53% de rendimento no mês, o que novamente me deixou positivo no histórico. Ainda não deu pra ficar positivo no ano, mas a queda é menor que o ibov, então não está de todo ruim.  Aqui segue a distribuição das ações:


Esse mês destaque para desempenho de VALE5 e BBAS3. Se repararem bem, basicamente 3 ações dominam a carteira, no caso VALE5, BBAS3 e MDIA3, seguido um pouco de perto por VIVT4 ou seja, dependo do desempenho delas pra performar bem. A ideia é ir aumentando a participação das outras aos poucos, mas como temos a história da franquia, isso vai demorar um pouco. Destaque para dividendos de R$ 500 do BBAS3, além de R$ 128 de aluguel de MDIA3 + um gatinho pingado de R$12 de BEMA3.


No consolidado temos 1,59% no mês, que considero bom se contarmos para apenas 1 mês, porém regular pra ruim se considerarmos o IBOV com seus mais de 3%. De qualquer forma dá pra ver uma progressiva melhora no ano, onde chegamos a -1,27%.

Mês que vem certamente o desempenho vai piorar pois os saques vão começar. Tomara que as ações continuem performando bem, pra pelo menos dar uma animada. É isso, abraço a todos!

13 comentários:

  1. Olá MPI,

    Apesar da concentração em poucos papéis, conseguiste um resultado muito bom.

    Obrigado por compartilhar a carteira, a qual eu já inclui na planilha de carteiras da blogosfera para publicação nos próximos dias.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  2. É, se a vale e o bb vão bem, minha carteira deslancha, o que foi o caso desse mês. Aguardaremos sua publicação!

    ResponderExcluir
  3. Salve, salve Médico PI.

    Percebi que MDIA tem grande destaque na sua carteira. Essa é uma ação com crescentes comentários nos foruns e blogosfera, e por isso queria saber de você para pegar alguns conceitos usados pelos que nela investem : 1) Este setor no qual ela está inserida não lhe causa desconforto? 2) O investimento baseou-se principalmente no fato de lucros crescentes, especialmente nos últimos 4 anos ou por algum outro quesito adicional? 3) Qual preço médio que possui nela?

    Grande abraço, e boa sorte com a franquia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Pelo contrário, o setor me gera muito conforto, biscoito e massas o povo vai sempre comer. A M Dias Branco está presente principalmente no nordeste, com destaque pro Ceará, e é a maior empresa do tipo na região. A empresa vem nos últimos anos aumentando mais ainda sua presença no nordeste, mudaram a estratégia de vendas, agora contando com vendedores próprios (antes eram tercerizados),e o market share não para de crescer. Desse modo eles tem a liberdade pra transferir ao preço as perdas com inflação (vide margem liquida excepcional da empresa).

      2- Além dos lucros crescentes, ótima governabilidade com estratégias inteligentes e sensatas. Investiram pesado na compra de moinhos nos últimos anos, e o resultado começa a aparecer agora com ganho de sinergia e manutenção da margem de lucro. Além disso aos poucos começam a expandir para outras regiões, como centro-oeste e sul do Brasil, mas com pé no chão. Acho ela uma empresa de crescimento com poucas semelhantes.

      3- Meu PM é 79,44. No preço atual só valeria a entrada se mantivesse essa taxa de crescimento por vários anos, o que eu acho plausível, mas não sei se provável. Mesmo que o setor de alimentos não tenha sofrido muito, já temos sinais suficientes pra manter um pé atrás com o governo do PT. De qualquer forma acho que no momento minha posição é boa, e vou aumentar quando puder em outras ações...

      Excluir
    2. Ok, Dr.
      Excelente explanação!
      Obrigado por compartilhar sua visão!

      Excluir
  4. Boa carteira de ações, com exceção de Gafisa, que não sou muito fã :). To ganhando também um bom troquinho com aluguéis da MDIA. As taxas estão boas e a ação está resistindo na queda. Vou comprar mais meia dúzia de ações dela neste mês.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas a GFSA é o patinho feio da carteira, mas como corresponde a pouco mais de 1% do total, resolvi deixá-lo como aposta. Quanto a MDIA estou adorando os alugueis; por mim eles nem fariam "split" pois essa liquidez baixa certamente ajuda a manter o aluguel lá em cima.

      Excluir
  5. Meu caro, se prepare pra estreiar no ranking agora na quarta ok.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bacana o blog amigo, Vou adicionar no meu blogroll se puder adicionar o meu tb eu agradeço!!! abraço e belos aportes!!! cm eu queria ter vocação pra medicina rsss

    meu blog é o www.aposentandojovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ue, ja esta na fase de implementar a franquia? Maneiro! Abraco

    ResponderExcluir
  8. Em nossa Clinica de Cardiologia , além de tratamento com o cardiologista, temos disponíveis todos os tipos de vacinas.

    ResponderExcluir