sábado, 26 de outubro de 2013

A indústria dos atestados médicos e como o brasileiro fode a capacidade produtiva do país


Olá a todos!

Existe uma palhaçada no Brasil que se chama "atestado médico". Essa entidade grotesca surgiu da mesma panaceia das medidas populistas que tem uma boa intenção, mas que na prática, devido a trollagem das pessoas, acaba sendo mais prejudicial a economia e assim ao próprio brasileiro do que benéfica.

Quando a pessoa adoece ela não pode trabalhar. Sendo assim, a mãe estado desce suas bençãos sobre o trabalhador, e obriga o empresário a pagar o salário sem necessariamente ter o a sua contraparte,  trabalho. Poxa, mas isso é ruim? Se eu estiver com dengue, como vou trabalhar? Se eu tiver operado a vesícula, como vou poder sair de casa e exercer minhas funções laborais? Não tem como! E eu tenho que alimentar minha família, comprar o leite das crianças, então preciso de um salário no final do mês, sem descontos!

Até aí tudo bem, se fosse assim ótimo. Acontece que na prática médica o que nós mais vemos são pacientes que não tem nenhuma doença que os obrigue a se afastar, e que assediam o médico constrangindo-o a fazer um atestado. Quando trabalhei no PSF, sofri muitos assédios dos pacientes. Segunda-feira é um dia clássico para os trolls. O troll enche a cara no domingo, bebe o que pode e o que não pode, e na segunda feira quer o santo graal do atestado pra ficar em casa coçando o saco. Além disso, muitos que nem beberam ficam com preguiça depois do final de semana e simulam doenças como dor de cabeça, diarréia infinita, só pra poder esticar a folga. Sexta-feira também é um dia que grande parte das pessoas inventam qualquer doença para poder ficar de perna pro ar.

Isso irrita o médico de uma maneira sobrenatural. Em primeiro lugar, quando você trabalha no PSF, existe um número finito de consultas que você consegue realizar durante o dia. Sendo assim, quando aparecem esses trolls inventando doenças, eles estão ocupando o lugar de alguém que verdadeiramente tem uma patologia, mas não pôde se consultar por causa do "espertinho". O pessoal vive reclamando das filas do SUS. Agora, esse mesmo pessoal é aquele que justamente rouba o lugar da consulta de um vovozinho que precisava olhar sua diabete, sua hipertensão, só pra ter um final de semana prolongado.

Aí você pode vir e me dizer: puxa Médico Politicamente Incorreto, é só não dar atestado para esses que você ver que estão mentindo! Sim, eu poderia fazer isso. Eu até fiz durante um grande tempo. Acontece, que o coração das pessoas, principalmente do brasileiro "experto" não é o mais puro. Os pacientes nos ameaçam. Dizem que sabe onde moramos, dizem que sabe onde estacionamos o nosso carro. É horrível esse tipo de ameaça, dá vontade de largar o emprego e nunca mais mexer com medicina.

Existe um outro problema com a indústria dos atestados médicos. Como a maior parte, sim, a MAIOR PARTE dos atestados médicos não são pra pessoas que precisam, a economia do país sofre um baque enorme. Em primeiro lugar o prejuízo ao empreendedor significa menos dinheiro para investir no próprio e em outros negócios. Outro ponto negativo é que a ausência desenfreada dos trabalhadores em suas atividades laborais faz com que a produtividade do país caia, e assim tudo produzido no brasil fica CARO, e a inflação se mantém sempre ALTA. Ao contrário da nossa linda presidentA, que já foi adolescentA e estudantA,  Dilma, acho que qualquer inflação acima de 3% ao ano é MUITO ALTA, e estamos com mais de 5% ao ano há milhares de anos. Quem mais sofre com isso? Lógico, quem tem menos gordura pra queimar, ou seja, a camada inferior da população.

E então, qual a chance dessa situação mudar? Nenhuma! As pessoas não vão parar de fingir estrem doentes, pois depois que se descobre a vaca leiteira, ninguém vai parar de mamar nessa teta. A únca possibilidade seria acabar com essa palhaçada de atestado médico, e assim as pessoas seriam obrigadas a fazer um colchão de segurança. Como os gastos dos empreendedores seriam menores devido ao aumento da produtividade, o salário consequentemente aumentaria devido a concorrência pelos melhores empregados. Assim sobraria mais grana pro colchão de segurança. Agora, alguém ousaria fazer uma lei nesse sentido? Nunca na história desse país! Aquele que ao menos "sugerir" tirar uma lei que "protege" os trabalhadores nunca vai ganhar nenhuma outra eleição. E que se fodam os empresários e a economia do país, e vamos manter todos os beneficios aos espertos do Brasil! Viva! Dá pra entender o desanimo do Corey...

 É isso galera, agora só quero meu alprazolam a noite pra dormir!

23 comentários:

  1. O PIOR SÃO OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. ESSES SIM METEM ATESTADOS GIGANTESCOS DE 30, 60 E ATÉ 90 DIAS. E QUANDO O ATESTADO É PSIQUIÁTRICO NINGUÉM OUSA DISCORDAR, POIS NEM MESMO A MEDICINA SABE AO CERTO O GRAU DESSAS PATOLOGIAS. O PIOR É QUE MUITOS SÃO VERDADEIROS, POIS O QUE VEJO CONSTANTEMENTE SÃO SERVIDORES COM ALTO GRAU DE DEPRESSÃO E ALGUNS PSICÓTICOS COM MANIA DE PERSEGUIÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Você ta zoando que te ameaçavam de morte e de porrada por um atestado. PQP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta nada. Ja passei por cada uma por causa de atestado que voce nao imagina

      Excluir
    2. De morte não cara, mas já falaram sim que sabiam onde eu moro, quem era minha familia... e já teve outros que falaram que sabiam onde eu estacionava meu carro. Sad, but is true. Bem vindo a banania!

      Excluir
  3. Hoje em dia é foda, nem armado podemos andar para nos defender. Conheço caso de médico que foi ameaçado e se não me engano (faz tempo que me contou a história) tem um CID que é tipo "tá inventando doença", o cara foi bonitão com esse CID, o empregador olhou e chutou ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, mas hoje está proibido pelo CRM colocar CID no atestado, segundo as novas regras co CRM. Mas a maioria desconhece essa regra, que saiu ano passado ou esse ano...

      Excluir
  4. Putz isso é foda mesmo, é uma enxurrada de leis e proteções trabalhistas exageradas e ninguém vai ter vontade política de reverter esses erros do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tem certos "direitos" ao trabalhador que depois de adquiridos, nunca mais em uma sociedade democrática eles seriam removidos. Esse é só um dos muitos exemplos, que ajudam a tornar o Brasil um dos piores paises pra empreender. E isso vai mudar nunca... Veja que a China, mesmo sendo um pais "comunista", eh mil vezes mais facil de empreender que no Brasil.

      Excluir
  5. Um amigo meu é médico e havia um rapaz que tinha "diarréia" toda sexta feira e o colega ficava com receio de liberar o homem e de dar o atestado. O resolvido:

    "o amigo está muito desidratado, isto eu posso ver. Como não é a primeira vez o senhor ficará aqui em observação comigo pelo menos durante a manhã, no soro."

    ficou ali, sentadinho e recebendo soro a manhã toda, no meio dia ele achou melhor manter ele ali. Meio dia ele afirmou que os remédios haviam resolvido o problema. : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk essa ideia eh boa sim! Mas é muito cansativo ficar fazendo isso com todos pacientes que aparecem simulando dienças.. e que são muitos...

      Excluir
    2. Tem uma segunda que ele comentou que foi melhor ainda! Disse que tinha uma mulher com mania de doença... toda semana estava "morrendo" e fazendo vergonhera. um belo dia ela chegou trazida por ambulância e veio de cadeira de rodas...(ai....ai...ai...ai....). Ele avaliou coração.PERFEITO, pressão UM POUCO ELEVADA, resultado TEATRO. Então para reduzir a pressão ele deu a ela um diurético intravenoso (usado para fazer xixi e com isto baixar a pressão) e ficou do lado da benedita.

      Em alguns segundos ela já começou a mexer a perninha... mais um tempo ela se ajeitou melhor na cadeira... abriu o olho e se levantou na cadeira... DOUTOR, com licença. e zupt para o banheiro. Quando voltou estava outra mulher. viu o milagre? Chegou na cadeira de rodas e no ai ai ai ai ai e saiu feliz, de pé e andando!

      coisas da saúde pública. gosto muito de escutar as histórias do meu amigo.

      Excluir
  6. A quantidade de medicos que diz que fazer o atestado eh a pior parte da medicina nao esta no gibi... Eu tb odeio. Vc esqueceu do pior de todos: o cara que entra no consultorio dizendo que passou mal ontem e nao pode trabalhar, e agora precisa do atestado. Pergunta se ele se importa com o fato de ser ilegal fazer atestado retroativo? Nao ta nem ai. Nao quer eh perder o dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso acontece demais! Mas na minha experiencia prática, eu dizia que como ele estava consultando hoje, e era ilegal eu fazer atestado de ontem pois eu corria o risco de perder o CRM se a empresa quisesse me processar, eles até aceitavam... Mas o daquele dia, mesmo sendo simulação, eles me forçavam a dar!

      Excluir
  7. Grande Dr!

    Excelente texto, muito pé no chão, como sempre. Cara, eu tenho muita sorte, não me pergunte o porquê mas não sofro muito com esse problema. Dificilmente um funcionário meu falta e mete atestado. Deve ser porque não contrato corintianos, rsrs! Tenho colegas, de outras lojas, que sofrem bastante com isso.

    Cara, nossa política trabalhista é totalmente torta! As empresas sofrem um prejuízo enorme toda vez que precisa contratar alguém. Estimo que se meu custo trabalhista não fosse tão elevado, o valor da minha mercadoria seria ao menos 15% mais barato (isso falando somente na parte trabalhista).

    Não sei ao certo, mas parece que nos EUA vc pode faltar X dias por ano, sendo que esse X é bem pequeno, passou disso é desconto ou até demissão. Lá vc só terá direito a 1 mês de férias após muitos anos na empresa. Hj vc contrata uma pessoa e essa já quer saber quando vence as férias (aconteceu comigo). Brasileiro é folgado!

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, quanto mais a gente "protege" os trabalhadores, mais os produtos ficam caros, e menos dinheiro pode ser revertido para a renda do próprio trabalhador. É uma burrice muito grande, mas a chance de melhorar isso é zero. Nossa politica privilegia o Estado, como se o Estado soubesse o que fazer melhor com seu dinheiro. Eu discordo, acho que quem sabe o que é melhor pra fazer com o seu dinheiro, é você mesmo.

      Excluir
    2. Amigo' acho que vc não sabe o que esta falando.
      Porque vc não vai trabalhar numa empresa em que tem que trabalhar duro o ano inteiro e pede pra ter ferias so com dez anos de empresa? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

      Excluir
  8. A justiça trabalhista é muito paternalista, o estado é demagógico e populista e o povo tem uma legislação de primeiro mundo mas é um povo de terceiro mundo : resultado é um país com finanças esvaindo pelo ralo, pibinho, gastos indevidos, políticas assistencialistas com intenção eleitoreira e empresas penando para darem certo tentando segurar a onda do país.

    ResponderExcluir
  9. Dr, só hoje vi seu email, respondi, espero ainda ser útil. Sempre q vc escrever, me avise nos comentários do blog, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Caro colega, tinha deixado passar esse seu texto com que me identifico tanto. Rapaz, isso irrita demais! Também trabalhei no PSF, e o que tinha de gente querendo atestado retroativo nem dava pra contar. O pior são uns caras de pau que chegam sugerindo o tempo que quer [ah... minha enxaqueca só melhora depois de 3 dias...]. Retroativo é absurdo, e para os casos "suspeitos", na primeira vez, dou o dia, a partir da segunda, tento um desdobro[conto uma estória, a depender da instrução do "doente"], se não der, vai um não na lata mesmo, "só posso dar declaração de comparecimento". Recentemente deixei a assistência. Quando penso em voltar, lembro dessas coisas[e de outras também] e desanimo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o seu artigo, mas tenho uma ressalva. Dizer que é ameaçado e por isso dá atestado não é uma boa desculpa.
    Esse mesmo funcionário que te ameaça também me ameaça (sou empresária) quando é mandado embora. Se a gente for dizer que tem medo e não pode demitir como ficaria a situação?
    Uma funcionária já entrou na loja ameaçando jogar as cadeiras nos vidros do restaurante porque eu havia desligado a mesma da empresa, e aí eu não a recontratei por causa disso. Também fiquei com vontade de não trabalhar mais no ramo, mas jamais cederia a este tipo de ameaça.

    ResponderExcluir
  12. crime disposto no Art. 299 do Código Penal:
    -Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa
    ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

    Pena - reclusão, de 1 a 5 anos, e multa, se o documento é público,
    e reclusão de 1 a 3 anos, e multa, se o documento é particular.

    ResponderExcluir
  13. O trabalhador brasileiro está sujeito ao terrorismo e assédio moral, por parte de psicopatas, tanto no setor público quanto privado, que se valem de suas posições para tirar o máximo proveito da mão de obra barata. Qualquer um sabe que o que torna cara a contratação de um funcionário em uma empresa privada, são as taxas pagas ao governo, o que leva o trabalhador a se sujeitar a situações humilhantes já de início, como assinar a carteira de trabalho por valor inferior(o empresário "honesto" registra o salário mínimo na carteira e paga um "por fora" para o trabalhador). A questão do atestado muitas vezes o trabalhador vem sofrendo assédio psicológico por anos, de emprego em emprego, e quando vai consultar com um psiquiatra ou psicólogo, não sabe nem como explicar o que está sentindo. E quando se depara com um médico politicamente incorreto,que já presume que o paciente é mentiroso, muitas vezes baseado na aparência pobre e humilde aí sim se vê que o trabalhador è quem está fodido, num país onde um gari não tem condições de entrar numa faculdade de medicina.Almofadinhas bem nascidos e que se acham superiores por que tem mais dinheiro, isto é que fode o país! Muitos fazem medicina por status e não por vocação e estão se lixando com o sofrimento alheio. Cheios de dinheiro e arrogância, têm menos classe que um mendigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Alguns médicos agem assim, se lixando para o sofrimento do outro. Quem vai se sujeitar a filas e humilhações dos hospitais públicos só para não trabalhar aquele dia?! Poucos. Fiquei muito triste hoje porque levei minha filha muito doente ao pronto socorro e o médico se negou a me dar um atestado. Tive que sair dali e deixá-la com outra pessoa para trabalhar quando a obrigação é minha. Estou aqui agora cuidando dela com febre e daqui a pouco ir trabalhar. Vou chorando por deixar minha filha tão pequena desse jeito.

      Excluir