quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como escolher uma franquia?


Olá pessoal,

No último post eu disse que havia decido não depender apenas de medicina, e iniciar uma atividade empreendedora. Acabei optando em abrir uma franquia, mas a primeira dúvida é: porque abrir uma franquia ao invés de uma loja convencional? Segue aqui uma pequena comparação entre os dois empreendimentos.

Uma franquia, ao invés de um negócio individual, possui a vantagem de que quando você a compra está adquirindo o direito do uso da marca. Muitas vezes, apenas o nome te faz vender o produto. Quando você abre um Mc´Donalds, a pessoa já tem noção do que é o produto, e mesmo que ela não tenha experimentado na sua loja, ela já o conhece. Quando você abre um carrinho de hamburguer próprio, a pessoa será obrigada a consumir o seu produto antes de saber se é bom ou não. A marca sozinha te abre todo um leque de oportunidades que num negócio convencional você levaria um tempo até conseguir (isso, lógico, se seu produto for bom e com preço competitivo).

Ao comprar uma franquia, além da marca, você adquiri também todo o know-how do negócio. Eles já tem um modelo de negócios testado e aprovado, que já deu certo, então toda a parte arquitetônica, estratégia de vendas, embalagens, já passaram pelo crivo dos consumidores. Além disso o seu produto também já é consagrado, o que aumenta as suas chances de sucesso. Só pra ilustrar, enquanto uma empresa convencional tem uma taxa de sucesso de 45%, o índice de fechamento de empresas franqueadas é de apenas 2,5% ao ano*.

Uma franquia em geral te dará um suporte para que seu negócio vingue, pois é interesse deles. Quaisquer dúvidas que você tiver, sobre uma campanha de marketing, por exemplo, contará com o apoio e experiência da franquia que tentará te orientar da melhor maneira possível. Eles não fazem isso porque são "bonzinhos". Eles o fazem porque o seu sucesso, é o sucesso deles; você comprará mais produtos para revender, e assim o lucro deles aumentará.

Eu falei dos pontos positivos, mas é lógico que também existem alguns pontos negativos, e vale a pena colocá-los na mesa. Em comparação ao modelo de franquia, a empresa convencional tem um custo de instalação e manutenção em geral bem inferior. Existe uma taxa que você paga que é a "taxa de franquia", um valor apenas pra te dar o direito de usar a marca. Além disso existem os royalties, e taxa de propaganda, que a maioria das franquias cobra. Sim, isso aqui é o capitalismo, e toda vantagem que a franquia pode te proporcionar tem um preço.

Na maioria das vezes a franquia também exige que o seu modelo de negócios esteja dentro daquilo que eles preconizam, e isso pode tirar um pouco da sua liberdade. Como comentei anteriormente, esse modelo tem a vantagem de já ser consagrado e vencedor, porém ele pode muitas vezes não te dar uma liberdade que você faz questão. Como exemplo, a franquia "Cacau Show" é conhecida como um modelo "meio nazista" pelos franqueados; eles te acompanham com as câmeras dentro da sua loja, e mesmo como dono você não tem liberdade para sair e fazer o que bem entender. Se você não obedecer ao preconizado eles te pressionam e muitas vezes até cancelam o direito da franquia. Na minha cidade, continuando o exemplo da Cacau Show, o franqueado tem duas lojas, uma no shopping e uma no centro. Acontece que a loja do centro da cidade da prejuízo o ano todo, exceto na Páscoa e no Natal, porém o franqueado não tem o direito de fechá-la. Sim, a Cacau Show não permite que ele feche a loja que dá prejuízo e ficar apenas com a superavitária; pra ter o direito de continuar usando o nome da marca ele é obrigado a manter as duas. Pra Cacau Show é bom pois ele é obrigado a continuar comprando chocolates na loja antiga, e dar lucro pra franqueadora.

Enfim, isso tudo nos mostra que se você, assim como eu, se interessou por abrir uma franquia, é essencial o trabalho de busca daquela ideal para você. No meu processo de escolhas fiz uma pesquisa intensa, utilizando muitos filtros até chegar a alguns nomes finais que se adequavam ao meu interesse. E é essa experiência que trarei no próximo post.

Abraços!

* Fonte: ABF, Associação Brasileira de Franquias, dados de 2012.

5 comentários:

  1. Boas palavras caro colega!

    Minha esposa pretende abrir uma loja de roupas e não é nada fácil se entender com fornecedores, aluguel, e assim vai. A franquia pelo que acompanhei por aqui e por um post antigo do corey - dê uma olhada lá porque ele tinha umas idéias muito interessantes - te dá uma blindagem.

    2,5% de fechamento é ridículo! Não sabemos se tem haver com o "regulamento" cacau show, mas é uma margem de alto respeito.

    um grande abraço e vamos te acompanhar para saber se haverão "novidades" de um novo negócio. Torço por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza haverão novidades, já estou no processo de implantação da franquia... Mas vamos demorar alguns posts até chegar lá. Quanto a essa porcentagem de fechamento essa é uma estimativa média de franquias em geral, não apenas da Cacau Show. Lembrando que a taxa é anual...

      Excluir
  2. Acho legal o sistema de franquia para quem está iniciando nos negócios porque ela diminui os riscos, como comentado no texto do médico, o que acaba oferecendo "experiencia" em negócios.
    Mas eu acho que os franqueados devem buscar valorizar sua marca pessoal. Assim que conseguirem isso, devem abandonar a franquia e abrir um negócio próprio porque assim já terá "nome na praça" e também "experiencia" em negócio.

    Também espero pela novidade do seu negócio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, depois que você já possui uma franquia dando certo há uma segurança financeira a mais, além de experiência, aumentando as chances de um modelo convencional dar certo. Quanto meu negócio está caminhando, tenho certeza que vai dar muito certo, e contarei todas as experiências aqui...

      Excluir
  3. Na Clinica de Cardiologia você é atendido por um especialista que vai se responsabilizar pela saúdo do seu coração.

    ResponderExcluir